O que é o projeto político-pedagógico (PPP)?
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
Toda escola tem objetivos que deseja
alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações,
bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado
projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as
próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
O que é:
Um conjunto
de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de
definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e
estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente.
É o Regimento
Escolar, o legitimador e legalizador dos atos escolares, consoante legislação
vigente. É o resultado do pacto celebrado entre todos que fazem a escola,
visando a normatização das relações, direitos e deveres.
Para que serve:
Fortalecer a
autonomia da escola numa perspectiva democrática, além de assegurar os
princípios filosóficos e político-pedagógicos que norteiam a prática educativa
escolar, garantindo-lhe as suas especificidades pedagógicas e administrativas.
Porque o Regimento deve ser autônomo:
O Regimento
expressará o projeto educativo da escola, construído coletivamente, permitindo
que ela expresse sua identidade sem perder de vista a legislação e as
diretrizes e políticas educacionais nacionais e estaduais.
Como elaborar o Regimento da escola:
Coletivamente,
com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, através de
assembléia, com a finalidade de discutir e deliberar conteúdos que comporão o
Regimento.
OBJETIVO
DOS DOIS INSTRUMENTOS:
O
regimento
escolar é um conjunto de regras que definem a
organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição,
estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por
exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os
objetivos da escola,
os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as
responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor
concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que
cada um deve fazer e como deve faz.
A escola deve ser percebida como um
espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela
sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização
capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de
transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos conclui que o Regimento
Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do
ensino numa perspectiva democrática.
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