1.
TÍTULO:
Projeto Tempo Integral da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Projeto Tempo Integral da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental.
2.
DESCRIÇÃO:
Permanência dos alunos no Período Integral (das 08h00min às 17h00min h) para alunos de todos os Anos da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, ofertando atividades para desenvolver habilidades artísticas, trabalhos manuais, atividades culturais, hábitos de higiene, lazer, recreação, entre outras atividades, com direito a alimentação, lanche às 10h00min, almoço às 12h00min, e lanche à tarde 15h00min. O Projeto de Tempo Integral Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, obedecerá ao Calendário Escolar do Município.
Permanência dos alunos no Período Integral (das 08h00min às 17h00min h) para alunos de todos os Anos da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, ofertando atividades para desenvolver habilidades artísticas, trabalhos manuais, atividades culturais, hábitos de higiene, lazer, recreação, entre outras atividades, com direito a alimentação, lanche às 10h00min, almoço às 12h00min, e lanche à tarde 15h00min. O Projeto de Tempo Integral Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, obedecerá ao Calendário Escolar do Município.
3.
ENTIDADES
ENVOLVIDAS:
·
Prefeitura
Municipal de União da Vitória;
·
Secretaria
Municipal de Educação;
·
Escola Municipal
Professora Dille Testi Capriglione.
4.
JUSTIFICATIVA:
O projeto Tempo Integral visa atender cujos pais
trabalham fora de casa e não tem onde deixar seus filhos no período contrário
às aulas. Este Projeto certamente representará oportunidade de atendimento às
crianças que se encontram matriculado na referida escola e ficam sozinhas em
casa enquanto seus responsáveis trabalham ou estão em situação de risco, risco
este que pode ser por falta de alimentação devido a carência financeira dos pais
ou alunos que ficam na rua sem supervisão de um adulto. Entendemos que a
proposta do projeto poderá ser fator importante na diminuição da criminalidade
infantil, uma vez que nossas crianças estejam na Escola ficam menos suscetíveis
ao uso de drogas, marginalização e prostituição infantil.
5.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
·
Oportunizar ao
aluno por meio da permanência integral na escola com atividades e programas,
seu desenvolvimento como educando, visando à construção da cidadania.
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
·
Ofertar ao aluno
oportunidades de desenvolver habilidades manuais, artísticas, culturais, entre
outras;
·
Desenvolver
hábitos de higiene e socialização;
·
Desenvolver o
espírito esportivo por meio de atividades físicas, jogos, recreação e
competição;
·
Oportunizar aos alunos
diferentes tipos de lazer;
·
Desenvolver no
educando a consciência e a cidadania.
6.
METODOLOGIA DE
DESENVOLVIMENTO:
A proposta do projeto Tempo Integral, se desenvolverá
em duas turmas distintas com no máximo 30 (trinta) em cada turno.
Para atendimento a estes alunos se faz necessário o
acompanhamento de um Professor por turma (podendo ser este estagiário), sob a
responsabilidade da equipe pedagógica/administrativa da escola. A limpeza está
sob a responsabilidade da Equipe de serviços Gerais e o preparo das refeições
estará a cargo de uma funcionária concursada pela prefeitura Municipal.
Com relação à alimentação, materiais de consumo e
pedagógico serão de responsabilidade da Escola em parceria com a SEMED, sendo
também aceitas doações e contribuições da comunidade bem como das famílias
beneficiadas pelo Projeto.
Para atendimento a estes alunos será disponibilizada
uma sala de aula e demais dependências de uso comum da Escola.
7.
METAS:
As metas pretendidas com esta proposta de trabalho são:
·
Reduzir o número
de faltas;
·
Melhorar o
rendimento escolar dos alunos;
·
Melhorar o
desempenho dos alunos atendidos nas tarefas e trabalhos escolares;
·
Criar hábitos de
higiene;
·
Desenvolver
habilidades artísticas, manuais e culturais;
·
Oportunizar aos
alunos recreação e lazer;
·
Desenvolver o
espírito esportivo;
·
Oportunizar
passeios extra-classe aos alunos atendidos;
· Proteger os
alunos dos perigos a que estariam expostos nas ruas como: drogas e a violência.
Aulas de
Danças, com parceria da Escola de Danças Edelweib da Profª. Erla Hobi Maltauro
e instrutoras, acontece em Porto União desde 2010, onde os alunos do Projeto Integral e
outros alunos interessados têm aulas de danças típicas. Por meio deste projeto, os alunos já se apresentaram em várias festas, como a Festa do
XIXO (Porto União SC), a Festa da Costela (união da Vitória - PR sempre no mês de março - Alusivo ao Aniversário da Cidade), na Noite de Artes, e inclusive
participaram do tradicional Festival de Danças Folclóricas Típicas em Curitiba
no ano de 2012.
A Sociedade
Astronômica Brasileira (SAB), organizou até 2004 a Olimpíada Brasileira
de Astronomia e, a partir de 2005, juntamente com a Agência Espacial Brasileira (AEB)
passaram a organizar juntas a Olimpíada Brasileira
de Astronomia e de Astronáutica, cuja sigla continuou sendo OBA.
Os
objetivos da OBA também não mudaram, pois continuamos usando a OBA para
interagir com alunos e professores em busca de novos conhecimentos a respeito
da Astronomia, e a cada ano temos a parceria com a Profª. Erna Gohl e com o Planetário
Particular onde os alunos têm aulas sobre estes temas.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e a
Violência
Os jovens estão cada
vez mais precocemente ingressando no mundo da marginalidade. E o principal
caminho para esse mundo é o abuso de drogas. Existe uma facilidade muito grande
em adquirir entorpecentes. O traficante está em cada esquina, primeiramente oferecendo
gratuitamente a droga, e, depois de viciado o jovem, este é utilizado para
fazer “entregas”, em troca de certa quantidade da substância, para sustentar
seu vício.
Não existe mais um
local totalmente seguro, em que o jovem fique fora de contato com traficantes,
ou mesmo com usuários de entorpecentes. Os pais estão cada vez mais atarefados,
é preciso trabalhar, sustentar a família. Talvez, inconscientemente, estejam
sendo negligentes, deixando os filhos à mercê de diversões fáceis, más
companhias, e suas conseqüências.
Surgiu a necessidade
de se fazer algo por esses jovens. A sociedade mobilizou-se, surgiram idéias, e
concluiu-se, com obviedade, que era preciso investir em prevenção. A repressão
já não era suficiente.
Em 1983, em Los Angeles, Califórnia,
nos Estados Unidos, foi implantado o Projeto D.A.R.E. (Drugs Abuse Resitance Education), eminentemente
preventivo, desenvolvido pela polícia, em parceria com as Secretarias de
Educação, nas escolas da rede de ensino. O programa deu certo e é hoje uma das
apostas que autoridades e pais têm para frear o avanço do flagelo das drogas.
Em pouco tempo, o PROERD espalhou-se a vários cantos do planeta e é realidade
em muitos países, como no Brasil.
O PROERD é um programa educativo, preventivo e estratégico, composto de 17 lições ministradas a crianças 4ª séries, ao longo de um semestre letivo, sendo uma aula semanal, com duração uma hora aproximadamente cada aula. As aulas ensinam as crianças a reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade.
O PROERD é um programa educativo, preventivo e estratégico, composto de 17 lições ministradas a crianças 4ª séries, ao longo de um semestre letivo, sendo uma aula semanal, com duração uma hora aproximadamente cada aula. As aulas ensinam as crianças a reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade.
Como um programa de
responsabilidade social, o Agrinho visa a formação de uma geração mais crítica
e consciente de seu papel de cidadão. Além disso, sua proposta contribui para o
desenvolvimento do setor agropecuário, com base em conceitos de sustentabilidade,
tem uma pareceria com o SENAR, Semed e União da Vitória e Escolas.
As redações selecionadas pelo Concurso deste ano
demonstram amadurecimento dos estudantes em questões que afetam seu ambiente de
convívio. A ESCOLA participa desde 2004.
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Este projeto incentiva diferentes
modalidades esportivas, com ênfase no desenvolvimento de habilidades, pessoal e
social da criança e do adolescente. As atividades acontecem junto aos Centros
Esportivos do SESI com a supervisão de profissionais especializados e a
participação dos pais e responsáveis.
A iniciação esportiva
promovida pelo SESI já revelou diversos atletas que se tornaram profissionais
do esporte, estimulando a ampliação e qualificação do projeto. A Escola tem parceria desde 2010 e conta com
a participação dos alunos que pertencem ao projeto integral (60 alunos) e mais
outros 50 alunos de outras turmas da Escola.
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Bons Projetos e muitos outros a fazer!!!!
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