Projetos


Projeto Tempo Integral

1.      TÍTULO:

Projeto Tempo Integral da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental.

2.      DESCRIÇÃO:

Permanência dos alunos no Período Integral (das 08h00min às 17h00min h) para alunos de todos os Anos da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, ofertando atividades para desenvolver habilidades artísticas, trabalhos manuais, atividades culturais, hábitos de higiene, lazer, recreação, entre outras atividades, com direito a alimentação, lanche às 10h00min, almoço às 12h00min, e lanche à tarde 15h00min. O Projeto de Tempo Integral Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione. Educação Infantil e Ensino Fundamental, obedecerá ao Calendário Escolar do Município.

3.      ENTIDADES ENVOLVIDAS:

·        Prefeitura Municipal de União da Vitória;
·        Secretaria Municipal de Educação;
·        Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione.

4.      JUSTIFICATIVA:

O projeto Tempo Integral visa atender cujos pais trabalham fora de casa e não tem onde deixar seus filhos no período contrário às aulas. Este Projeto certamente representará oportunidade de atendimento às crianças que se encontram matriculado na referida escola e ficam sozinhas em casa enquanto seus responsáveis trabalham ou estão em situação de risco, risco este que pode ser por falta de alimentação devido a carência financeira dos pais ou alunos que ficam na rua sem supervisão de um adulto. Entendemos que a proposta do projeto poderá ser fator importante na diminuição da criminalidade infantil, uma vez que nossas crianças estejam na Escola ficam menos suscetíveis ao uso de drogas, marginalização e prostituição infantil.

5.      OBJETIVOS:

Objetivo Geral:
·        Oportunizar ao aluno por meio da permanência integral na escola com atividades e programas, seu desenvolvimento como educando, visando à construção da cidadania.

Objetivos específicos:
·        Ofertar ao aluno oportunidades de desenvolver habilidades manuais, artísticas, culturais, entre outras;
·        Desenvolver hábitos de higiene e socialização;
·        Desenvolver o espírito esportivo por meio de atividades físicas, jogos, recreação e competição;
·        Oportunizar aos alunos diferentes tipos de lazer;
·        Desenvolver no educando a consciência e a cidadania.

6.      METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO:

A proposta do projeto Tempo Integral, se desenvolverá em duas turmas distintas com no máximo 30 (trinta) em cada turno.
Para atendimento a estes alunos se faz necessário o acompanhamento de um Professor por turma (podendo ser este estagiário), sob a responsabilidade da equipe pedagógica/administrativa da escola. A limpeza está sob a responsabilidade da Equipe de serviços Gerais e o preparo das refeições estará a cargo de uma funcionária concursada pela prefeitura Municipal.
Com relação à alimentação, materiais de consumo e pedagógico serão de responsabilidade da Escola em parceria com a SEMED, sendo também aceitas doações e contribuições da comunidade bem como das famílias beneficiadas pelo Projeto.
Para atendimento a estes alunos será disponibilizada uma sala de aula e demais dependências de uso comum da Escola.

7.      METAS:

As metas pretendidas com esta proposta de trabalho são:
·        Reduzir o número de faltas;
·        Melhorar o rendimento escolar dos alunos;
·        Melhorar o desempenho dos alunos atendidos nas tarefas e trabalhos escolares;
·        Criar hábitos de higiene;
·        Desenvolver habilidades artísticas, manuais e culturais;
·        Oportunizar aos alunos recreação e lazer;
·        Desenvolver o espírito esportivo;
·        Oportunizar passeios extra-classe aos alunos atendidos;
·   Proteger os alunos dos perigos a que estariam expostos nas ruas como: drogas e a violência.


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Aulas de Dança

Aulas de Danças, com parceria da Escola de Danças Edelweib da Profª. Erla Hobi Maltauro e instrutoras, acontece em Porto União desde 2010, onde os alunos do Projeto Integral e outros alunos interessados têm aulas de danças típicas. Por meio deste projeto, os alunos já se apresentaram em várias festas, como a Festa do XIXO (Porto União SC), a Festa da Costela (união da Vitória - PR sempre no mês de março - Alusivo ao Aniversário da Cidade), na Noite de Artes, e inclusive participaram do  tradicional Festival de Danças Folclóricas Típicas em Curitiba no ano de 2012.



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OBA

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), organizou até 2004 a Olimpíada Brasileira de Astronomia e, a partir de 2005, juntamente com a Agência Espacial Brasileira (AEB) passaram a organizar juntas a Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica, cuja sigla continuou sendo OBA. 

Os objetivos da OBA também não mudaram, pois continuamos usando a OBA para interagir com alunos e professores em busca de novos conhecimentos a respeito da Astronomia, e a cada ano temos a parceria com a Profª. Erna Gohl e com o Planetário Particular onde os alunos têm aulas sobre estes temas.


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Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência

Os jovens estão cada vez mais precocemente ingressando no mundo da marginalidade. E o principal caminho para esse mundo é o abuso de drogas. Existe uma facilidade muito grande em adquirir entorpecentes. O traficante está em cada esquina, primeiramente oferecendo gratuitamente a droga, e, depois de viciado o jovem, este é utilizado para fazer “entregas”, em troca de certa quantidade da substância, para sustentar seu vício.

Não existe mais um local totalmente seguro, em que o jovem fique fora de contato com traficantes, ou mesmo com usuários de entorpecentes. Os pais estão cada vez mais atarefados, é preciso trabalhar, sustentar a família. Talvez, inconscientemente, estejam sendo negligentes, deixando os filhos à mercê de diversões fáceis, más companhias, e suas conseqüências.

Surgiu a necessidade de se fazer algo por esses jovens. A sociedade mobilizou-se, surgiram idéias, e concluiu-se, com obviedade, que era preciso investir em prevenção. A repressão já não era suficiente.

Em 1983, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, foi implantado o Projeto D.A.R.E. (Drugs Abuse Resitance Education), eminentemente preventivo, desenvolvido pela polícia, em parceria com as Secretarias de Educação, nas escolas da rede de ensino. O programa deu certo e é hoje uma das apostas que autoridades e pais têm para frear o avanço do flagelo das drogas. Em pouco tempo, o PROERD espalhou-se a vários cantos do planeta e é realidade em muitos países, como no Brasil.

O PROERD é um programa educativo, preventivo e estratégico, composto de 17 lições ministradas a crianças 4ª séries, ao longo de um semestre letivo, sendo uma aula semanal, com duração uma hora aproximadamente cada aula. As aulas ensinam as crianças a reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade. 

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Agrinho

Como um programa de responsabilidade social, o Agrinho visa a formação de uma geração mais crítica e consciente de seu papel de cidadão. Além disso, sua proposta contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário, com base em conceitos de sustentabilidade, tem uma pareceria com o SENAR, Semed e União da Vitória e Escolas. 
  
As redações selecionadas pelo Concurso deste ano demonstram amadurecimento dos estudantes em questões que afetam seu ambiente de convívio. A ESCOLA participa desde 2004.

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SESI

Este projeto incentiva diferentes modalidades esportivas, com ênfase no desenvolvimento de habilidades, pessoal e social da criança e do adolescente. As atividades acontecem junto aos Centros Esportivos do SESI com a supervisão de profissionais especializados e a participação dos pais e responsáveis. 

A iniciação esportiva promovida pelo SESI já revelou diversos atletas que se tornaram profissionais do esporte, estimulando a ampliação e qualificação do projeto.  A Escola tem parceria desde 2010 e conta com a participação dos alunos que pertencem ao projeto integral (60 alunos) e mais outros 50 alunos de outras turmas da Escola.

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