Histórico

Histórico da Escola

Para atender a demanda escolar, destes populosos bairros que formam a região dos conjuntos, no dia 1º de abril de 1985 foi construído um prédio escolar, que levou o nome de Escola Municipal Professora
Dille Testi Capriglione, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e do Poder Legislativo de União da Vitória.
Primeiramente a escola foi construída em madeira, com área construída de 224,38 m, com quatro salas de aula, com quatro salas de aula, direção, sala para a secretaria, cozinha e sanitários, iniciando suas atividades em 1º de abril de 1985, com 147 alunos matriculados e 10 funcionários.
Com o passar do tempo e com o grande número de matriculas, se fez necessário à construção de uma nova escola, a qual foi construída pela Fundepar, em convênio com o município. Desta vez construída em alvenaria, contando com quatro salas de aula, três salas para a parte administrativa e quadro conjuntos sanitários.
Em data de treze de outubro de 1988, com a presença do Governador Álvaro Dias, Prefeito Alcides Fernandes Luis, Secretária Municipal de Educação Leonice Martins Hirsch entre outros, foi inaugurado o novo e moderno prédio que abrigaria os alunos e professores da Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione, a escola levou esta de nominação pela Lei Municipal nº. 1.339/85, de 17 de abril de 1985, e sua criação deu-se pelo Decreto Municipal nº. 215/86, de 09 de junho de 1986, sendo justa a homenagem, pois a Senhora Dille Testi Capriglione dedicou boa parte de sua vida, a educação, sendo uma professora abnegada, transmitindo aos seus educandos o bem, a moral, a dignidade humana, preparando-os para um futuro promissor.
A Professora Dille Testi Capriglione nasceu em Porto União, Estado de Santa Catarina, em 16 de agosto de 1923. Filha de Bruno Testi e Rita Sedano Testi. Cursou a 1ª série da Escola Normal em 1945, recebeu diploma de normalista em 30 de novembro de 1946, registrado folha nº. 35 do livro competente do Colégio Santos Anjos.
Casada com Darci Capriglione, destes dois filhos: Luís Bruno Capriglione e Dilarcy Capriglione. Ingressou no magistério no ano de 1950, iniciando sua vida profissional na Escola do Bairro São Cristóvão. Em 1956, foi removida para a Escola José de Anchieta, onde se aposentou como professora, em 07 de junho de 1979.
Dedicou parte de sua vida a esta escola, transmitindo aos seus alunos o bem, a moral, a dignidade humana. Era uma personalidade muito forte e capacidade para exercer qualquer função, possuía o dom da oratória e da escrita, sabia expressar-se muito bem.
Nas escolas onde atuava, gostava muito de comemorar o Dia das Mães, e por ironia do destino foi este o dia de sua morte, Dona Dille jamais será esquecida porque sua trajetória por este mundo, semeou amor, fraternidade entre seus familiares e entre as pessoas que a cercavam. Nascida em 16/08/1923 e falecida em 13/05/1984, tragicamente em acidente.
A escola teve como primeira diretora a professora Edela Sander Rokenbach, depois a professora Roseli Soares, em seguida assumiu a direção à professora Margarida Santos Lima, interinamente a senhora Catarina Mello (in memorian), atualmente responde pela direção deste estabelecimento de ensino a professora a Profª. Denise Rosane Hollas Ferrari, Diretora eleita a 03 mandatos, e a Supervisora Profª. Leumir Vieira Martins Chadlvski.
A escola esta situada na Avenida Irati nº. 226, no Conjunto Habitacional João Paulo II, Bairro Cristo Rei, Município de União da Vitória, sua mantedora é a Prefeitura Municipal de União da Vitória.

Um comentário:

  1. No 5º parágrafo, o texto menciona a data de nascimento da professora Dille em 16 de agosto de 1923 e no 8º parágrafo em16/03/1923.

    ResponderExcluir